24 agosto 2008

uma bienal de 20 anos

*
*
A Fal foi minha amiga de escola. Na 6a série, eu acho, o Fabão sentava na frente dela e eu sentava na frente do Fabão. Eu saí do Gávea na 8a série e algumas pessoas daquele colégio nunca saíram da minha memória. Com todo o orgulho, a Fal é uma delas.
Fui na Bienal do Livro no sábado sabendo que iria encontrá-la no estande da Rocco divulgando seu terceiro livro. Disso, rendeu a conversa na sequência.
*
*
no Drops da Fal...
.
domingo, agosto 24, 2008
(...)
Que apareceu na Bienal foi a Nina. A mesma cara boa, a mesma beleza, a mesma doçura, a mesma voz! Momento 'forte emoçes', seguido por um momento Hebe, porque eu não conseguia parar de beijar ela. Ô deus.
(...)
E lá se vão vinte anos, senhores. Não, minto: mais de vinte. O engraçado é que eu tou véia. A Nina tá um broto.

*
*

Resposta da Nina no LV do Drops da Fal...
*
Você não tem idéia de como foi bom te ver lá na bienal. Tive orgulho quando você me reconheceu, se levantou e retribuiu a minha expectativa com um abraço generoso, juntando dois tempos tão espaçados no meio daquela multidão do Anhembi. Você viu, eu tive que enxugar umas lágrimas.
*
Fal, agradeço sua elegância em me manter no formol.... mas sejamos realistas, broto é palavra antiga - sou dessa época sim, quando belezura era pão, chuchu e broto. Estou mais azeda, tenho cabelos brancos escondidos em centímetros quadrados, olheiras permanentes, tatuagens descoloridas, já não faço mais as unhas das mãos, quem dirá, as dos pés.
Eu também te vi linda, única, de vermelho, mais vitoriosa que nunca. Sei que você vai dizer que eram meus óculos, mas tanto faz, porque são vinte anos, verdade, mais de vinte anos. Tanto faz, porque daquela bienal eu só lembro do seu abraço, que seu livro estava em destaque numa espiral, que na frente do caixa eu pensei que aquele livro valia muito, mas muito mais do que aquilo que eu estava desembolsando. Eu não sabia o que te dizer, além de parabéns, você merece e ai que saudades. Eu me senti uma tonta, gaguejei, queria te falar tantas coisas, queria te ouvir falando tantas outras e eu sabia que lá era um espaço muito pequeno para vinte anos e que talvez não haja lugar no mundo para esse tempo. Aí eu li aquilo que importa, uma dedicatória sinalizando uma primeira de muitas e segui pelos corredores feliz da vida, pensando nos próximos vinte anos.
*
Eu só queria te dizer obrigada. Estou nas últimas páginas do seu livro – e repito, obrigada.
*
Nina
*
... e sinto uma mistura de alívio e amor quando vejo que Alexandre esperou para ler este livro.
*

*
imagem: Untitled, Rothko
***
Minúsculos Assassinatos e alguns copos de leite
Autor: Fal Azevedo
Editora: Rocco
*
*

Nenhum comentário: