11 novembro 2008

nothing to think

* *
Resolvi ir ao supermercado andando. Meu lado madame cruela chicoteando as costas. Anda escrava, justo hoje que é o rodízio do carro, a nêga compra 5 quilos de arroz e volta carregando na cabeça. Sofre mula. Eu não pago penitência fazendo flexões. Eu pago minha burrice carregando sacolas de supermercado. E com garoa no rosto.
*
O farol, graças a Deus, estava vermelho para os pedestres. Daria para colocar as sacolas no chão e descansar os braços. Olhei para a lâmina d’água cinza chumbo na guia e preferi agüentar o peso por só mais alguns (intermináveis) quarteirões. Ô catzo de farol que não muda nunca.
*
Enquanto atravessava a avenida pensei seriamente em comprar uma bicicleta. Muito mais prático. Penduraria as sacolas no guidão, igual lá no nordeste, e sairia pedalando na boa. Simples assim. Tão simples quanto o japa que foi no churrasco do Caco de bicicleta. Lá na Av. do Sol, uns 75 km desse chão aqui. A mulher e os dois filhos foram na garupa. Impressionante.
*
Tenho inveja desse povo esportista. O japa da bike causou frenesi quando entrou na piscina. Delícia de festa quando tem piscina, não? O sol ajudou. Era a festa de 4 anos do Caco, com rango da hora e muito, muito japa.
*
No meio do churras, um mini japa chorava porque tinha se perdido do pai. Como é o nome do seu pai? O menino olhava para mim e voltava a soluçar. Ele se recusou a me ajudar. Daí, eu pensei no óbvio: todos os homens japoneses se chamam Eduardo, Jorge ou Paulo. Eu teria 30% de chance de acertar em cada tentativa. Os outros 10% de japoneses se dividem em Mário ou Edson. Isso é regra. Não existe japa chamado Acácio, Silvio, Bruno ou Frederico.
*
*

Pronto. Cheguei no portão branco da minha casa. Com caraminholas na mente, o caminho encurta e as sacolas molhadas ficam mais leves.
*
*

imagem: japanese road sign, wikipedia
*


4 comentários:

erica disse...

além de artista, agora vc deu de ser escritora?

Laura disse...

Tem razão nos nomes...rsrs... conheço um japonês com cada um desses nomes que vc falou... meu obstetra chama-se Milton, será exceção?
Nossa, Mario é um clássico.. hahah...so vc mesmo...
As sacolas das compras eram as ecologicamente corretas? Se forem, molhadas devem pesar mais que as compras... affff
bjocas

nina disse...

escritora?? como assim Érica?? esse post é 100% filosofia!!!

nina disse...

esqueci do Milton!! e do Marcelo!!!também entram na estatística!!

pois é, as eco-sacolas ficaram no porta malas do carro... eu aindo preciso aprender muita coisa...!

bj
nina