27 junho 2010

interview

*
*
Fomos tirar o visto americano no consulado - Felipe, minha mãe e eu. Como cidadã japonesa, minha mãe tem livre acesso na terra do Tio Sam. Sabendo da novela que foi tirar o passaporte do Felipe (eu tive que jurar de pé junto diante da bandeira, que eu não pretendia vender, dar ou largar um menor no país estrangeiro) e para dar um chute de vez na onda zicada que eu estava passando, fiz a cidadã privilegiada ir ao consulado tomar chá de cadeira também.
*
No meio daquela multidão esperando a vez de ser mal tratada por um funcionário pseudo-gringo, minha mãe até que me foi bastante útil. Sei lá porque, ela recebeu uma senha especial, passamos na frente de uma pá de gente - o que significou ficar no consulado pouco mais de 2 horas. Pode ser considerado um record de rapidez.
*
A hora da entrevista é crucial. A emissão do visto é autorizada pela pessoa que te atende por trás do vidro blindado. Você tenta ser o mais simpático possível, mas tudo é meio tenso, incerto, subjetivo, exagerado demais. Da parte deles, porque eles têm o poder - e da nossa parte, por nos sujeitarmos a passar por esse tipo de tratamento. Enfim, minha mãe estava instruída em como se portar diante da entrevista: ser cordial e responder só o que eles perguntassem.
*
(entrevistador) - Hoje a senhora está aposentada, certo? Antes a senhora trabalhava em quê?
(mamãe) - Eu era professora de japonês. Trabalhei na ACBJ de Pinheiros desde quando Nina tinha 4 anos.... ou era Érica? Parei de trabalhar em 2008. É tão bom, né? Não preciso mais trabalhar de sábado, aí vamos para o Guarujá na sexta de noite. Aproveita mais, né? Eu ainda dou aula para Junji-kun, mas é em casa, de quarta feira.... e Morita-san também liga para casa e eu dou aula pelo telefone. Ficamos conversando sobre netinhos. O netinho de Morita-san é escoteiro do Copercotia, onde teve udon-kai...
(entrevistador) - Já entendi senhora. Bom, a casa que a senhora mora é própria ou alugada?
(mamãe) - Se eu tenho casa alugada? Tenho sim.... Aquela que fica na rua de baixo, alugamos para Ube-san. Mora Yen, Kathrin e Lelis durante a semana e fim-de-semana voltam para interior onde fica Samoko.
(entrevistador) - Mas a casa onde a senhora mora é própria, certo?
(mamãe) - É própria sim, mas não é minha. É do meu marido. A casa onde Nina mora é a minha casa própria. Mas eu não moro lá, porque a casa é da Nina.
(entrevistador) - Mas na casa que a senhora mora, a senhora paga aluguel?
(mamãe) - Eu não pago aluguel. Ube-san sim - ele passa à noite de carro e deixa dinheiro que fica em cima do piano.
(entrevistador) - Sei.... e a senhora já foi alguma vez para os Estados Unidos?
(mamãe) - Fui sim, quando ganhei bolsa de estudo da Japan Foundation para fazer curso no Japão.
(entrevistador) - Quantas vezes a senhora já foi para os Estados Unidos?
(mamãe) - Acho que essa vai ser a primeira vez, não é Nina??
*
*

Um comentário:

Sweet bug disse...

A sua mae e cute mesmo ...